quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gerações

Nos anos 80 os jovens gostavam de maconha. O sexo era casual mas só rolava lá pelos 18, 19 anos. Alguns eram politizados, outros não. As festas chamavam-se "baile" e a música da vez era o punk rock. Principalmente o nacional. As meninas usavam calça jeans de cós alto e os cabelos eram repicados ou com permanente.
No anos 80 a juventude era romântica, mas de um jeito pueril. Pensava-se em casamento, pensava-se em ter filhos mas não agora. Nem tão logo. Eram rebeldes, com ou sem causa.
Os jovens dos anos 80 inventaram o "ficar". Mas namoravam muito, embora cada namoro durasse muito, muito pouco.
Os meninos eram rudes. Mas não grossos.
A Juventude dos anos 80 fez faculdade de jornalismo, filosofia, sociologia e direito.
Hoje eles jogam poker, falam de putas e fumam maconha.

Nos anos 90 os jovens gostavam de cocaína. Pra quem não tinha dinheiro servia até as versões menos nobres como a pasta de cocaína (o crack só viria um bocado depois). Rolava sexo casual mas as pessoas queriam que houvesse algo mais além de sexo. Queriam que houvesse amor, envolvimento, química... Os jovens dos anos 90 começavam a acostumar-se à camisinha e ainda tinham medo da AIDS (novidade trazida pelos anos 80).
Os jovens dos anos 90 gostavam de dançar passinhos combinados. A música vigente era a Dance Music. Hoje conhecida pela alcunha depreciativa de "poperô".
Apesar disso, a juventude dos anos 90 escutava muito Legião Urbana (banda oriunda dos 80 que acabou fazendo mais sucesso nos 90) e sonhava em casar, morar junto e ser como Eduardo e Mônica.
Graças a isso os namoros duravam mais e foi inventada a "Aliança de Compromisso". Um objeto que antecipava a Aliança de Noivado que, por sua vez antecipava a Aliança de Casamento.
A juventude dos anos 90 fez faculdade de programação de dados, turismo, administração e publicidade.
Hoje eles têm filhos antes dos 30.

Nos anos 00 os jovens gostam de ecstay. O som que se escuta é uma evolução pesada e ruidosa do Dance dos anos 90 e tem várias alcunhas complexas e específicas, variando conforme a temática, o peso e o público a que o som se destina. Alguns ainda gostam de Legião Urbana mas nem sabem disso: eles escutam músicas melosas de jovens dos anos 90 que escutavam as músicas melosas da Legião Urbana.
Para os jovens dos anos 00 "ficar" voltou a ser bacana e o que antes envolvia uns beijos e amassos, hoje envolve sexo (novamente corriqueiro, naturalmente com camisinha, sem estranhamento) e muitas vezes com pessoas do mesmo sexo.
Não se pensa em casamento. Não se pensa em ter filhos.
Os amigos se fazem e se desfazem na velocidade de um clique de mouse. As bandas e músicas favoritas se fazem e desfazem na velocidade de um download em banda larga.
A moda se faz e desfaz. "Carpe Diem" é a filosofia de vida em voga.
A juventude dos anos 00 está começando a faculdade de artes-plásticas, desenho industrial, comunicação e moda.

5 comentários:

Rond disse...

Pulei toda a geração Legião Urbana com o auge da adolescência no começo do século 21, sexo casual é a melhor coisa desde a invenção da escrita.
É verdade esse negócio de banda, ontem fui questionado sobre não ir ao show do Killers e, bem, shows não são tão importantes assim, nem é necessário tanto culto a banda, que nesse caso, acho que perdeu a força lá do começo. Embora nesse momento eu esteja musicalmente perdido no tempo.
E não esqueça da faculdade de games, hahahah

Adonay Esteves disse...

Verdaaaaade!!! A faculdade de Game!! Aliás... eis uma geração que joga game como nenhuma outra!!! Na 90 nós só tinhamos o nintendo e antes só o atari!!! hahahahah bem lembrado!

E quanto ao sexo casual... confesso que ainda estou meio arraigado nos 90. Tenho uma dificuldade monstro de me deixar levar por esse conceito de casual! Mas sigo tentando hahahahaha!

Abraços!

Pati disse...

Por que não tem seu contato no blog?

Adonay Esteves disse...

Sabe que não sei! Vou corrigir isso!

E Rond... só complementando a resposta esquisita que dei ao seu comentário: o que quis dizer era que nos 80 e 90 nós mal tínhamos escolha na hora de jogar games... e hoje, a geração 00 tem até faculdade!
(reli agora a pouco minha resposta e vi que ficou dúbia. hehehe)

Rond disse...

Huahahaha figura!