quinta-feira, 6 de junho de 2013

Casal Bonito

Ela disse “Vocês formam um casal bonito” e eu não fui capaz de agradecer.
A mesma frase já tinha sido dita tantas vezes, em tantas situações diferentes, em tantos relacionamentos anteriores àquele que a coisa toda acabou perdendo o peso e o possível conteúdo lisonjeiro tinha se esvaziado.
As pessoas sempre dizem esse tipo de coisa com a intenção de serem simpáticas e quem ouve recebe como se fosse uma saudação, uma constatação externa de aprovação, um atestado do potencial de sucesso que aquela relação encerra. Mas quando tudo termina, quando o belo casal se desfaz e a harmonia se quebra a audiência escolhe um lado. Um dos membros do casal é eleito como a vítima, o outro como algoz e as exclamações elogiosas dão lugar a conselhos e frases de consolo maliciosas.
Aqueles que pareciam apoiadores do projeto amoroso dos dois, tornam-se testemunhas receosas do fracasso, balaústres da dor do lado aparentemente derrotado.
Quando o amor se finda os elogiosos expõem antigas desconfianças e receios anteriormente velados por “respeito” ou por “educação”.
Quando o belo casal rompe todos os demais tinham tido pressentimentos negativos. Todos os externos tinham deduzido que aquilo daria em nada.


Nenhum comentário: